SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
13/04/2016

Sindicato pede medidas urgentes de proteção aos trabalhadores devido a surto da gripe H1N1

A Prefeitura deve tomar medidas urgentes em relação ao problema.


Devido ao surto da gripe H1N1 e a demanda alta na procura por vacinas, o STMC enviou Ofício a Prefeitura de Campinas para pedir medidas urgentes em relação a doença nas unidades escolares.

Em 2009, houve o primeiro surto da gripe suína em Campinas. Uma creche municipal teve suas aulas suspensas por 15 dias e funcionários contraíram a doença. Pessoas foram afastadas do trabalho por apresentar quadro gripas e, na época, a Vigilância em Saúde (Covisa) investigou outros ambientes considerados “fechados”.

O STMC chegou a paralisar as atividades de uma unidade educacional devido ao surto instalado e casos comprovados.

Neste ano, temos recebido pessoas preocupadas com a doença – trabalhadores e mães das creches. Essas pessoas estão mais vulneráveis pelo contato direto com crianças, jovens e adultos.

Os trabalhadores são EXPOSTOS DIRETAMENTE às condições de trabalho insalubre, em decorrência da vulnerabilidade provocava pelos agentes biológicos. A influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1). A Prefeitura deve tomar medidas urgentes em relação ao problema.

Medidas
Fornecimento de EPIs – a obrigação é do empregador de fornecer máscaras, luvas, lenços de papel e demais protetores de transmissão. São itens BÁSICOS fundamentais para evitar o aumento de casos e proteger os trabalhadores!

O STMC também requereu cópias de quais medidas estão sendo tomadas contra a gripe H1N1 e quais medidas e treinamentos de proteção são recomendados para esses trabalhadores e comunidade escolar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A Secretaria Municipal de Educação também deve se posicionar quanto a questão e as medidas cabíveis em casos que já possam estar ocorrendo.


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665