SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
13/11/2015

Dia da Consciência Negra é comemorado pelo Sindicato com filme sobre luta

Venha assistir conosco! O filme será passado no dia 24 de novembro, a partir das 14h.


Em novembro, o STMC comemora o Dia da Consciência Negra, dia dedicado para a reflexão do papel e da inserção do negro na sociedade brasileira. 
 
Celebrado no dia 20 deste mês, a data faz referência a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Em Campinas o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é feriado desde 2002 (lei 11.128, de 14 de janeiro daquele ano). 
 
O Mês da Consciência Negra é um convite a todos à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no país. O Sindicato acredita e respeita a história deste dia, e por isso comemorará com um filme símbolo dessa luta.
 
“A Cor Púrpura” é um filme americano de 1985, dirigido por Steven Spelbierg e baseado no romance da afro-americana Alice Walker, que trata de questões de discriminação racial e sexual. 
 
Estrelado por Whoopi Goldberg, Danny Glover e Oprah Winfrey , entre outros grandes atores. O filme conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), que com 14 anos foi violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Ela é separada dos filhos e sua irmã é “doada” para uma mulher branca, que a trata como escrava e companheira.
 
Venha assistir conosco! O filme será passado no dia 24 de novembro, a partir das 14h. O evento é gratuito e na sede do STMC.
 
Leia a sinopse completa:
Em uma pequena cidade, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provém por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de Blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665