SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
10/08/2015

Laudo elaborado por engenheiro do trabalho do STMC confirma risco estrutural e condições precárias no CS Florence

Sindicato avalia medidas para que a reforma seja feita e garanta segurança aos trabalhadores

Laudo emitido pelo STMC confirmou que o Centro de Saúde (CS) Florence apresenta dano estrutural e necessita de intervenção, ao expor os servidores públicos ao risco e más condições de trabalho. No final de julho, após denúncias do Sindicato, o CS foi interditado e está fechado. O documento mostrou que os cerca de 100 trabalhadores estavam expostos a riscos biológicos, ergonômicos, de choque elétrico e de acidentes devido à instabilidade do terreno e edifício.

A população atendida – de 600 pacientes/dia – também corria riscos ao ser atendida no CS. O Sindicato entende que esse prédio está condenado e não deve ser mais utilizado. Um novo Centro de Saúde deve ser construído na região, seguindo os padrões de segurança e ergonômico.  O STMC avalia também as medidas judiciais necessárias e notificará o Ministério Público do Trabalho (MPT) devido às condições de trabalho.

O Sindicato também solicitará à Prefeitura o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, avaliação específica da Defesa Civil, parecer técnico da Vigilância Sanitária, alvará de funcionamento da Prefeitura e análise de solo. Para o Sindicato, o prédio atual não apresenta nenhuma segurança para uma reforma. É preciso uma nova construção, com padrão correto de CS e que seja seguro para os trabalhadores e a população.

Em junho, o STMC denunciou o local devido a péssimas condições estruturais. O prédio apresentava diversas rachaduras e as paredes internas estavam escoradas por vigas por correrem sérios riscos de desabamento. O piso estava desnivelado.

Eram ao menos dez pontos de escoramento nas áreas comuns. As estruturas estavam nos corredores e salas do posto. Haviam sinais de infiltração, azulejos descolando das paredes e lugares em que o chão está cedendo. Os atendimentos  estão suspensos por tempo indeterminado e parte dos serviços foi transferida para outras unidades de saúde.
 
Fiscalização 
Na última semana, o STMC esteve no CS Florence, que está fechado. Parte da equipe continua no local, atendendo a população e orientando sobre os novos locais de exames e consultas. No entanto, a estrutura física oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é precária.

Apenas uma tenda de plástico foi instalada na área externa do prédio. Embaixo de sol e chuva os trabalhadores atendem os pacientes, correndo risco de segurança. O STMC exige melhorias para os servidores. Foi solicitado barracas de campanha à Prefeitura, que oferecem estrutura melhor para recepção dos usuários do serviço. A SMS informou que providenciaria a estrutura desde o dia 31 de julho, mas ainda não resolveu os problemas.

O responsável pelo setor de obras da Secretaria de Saúde, Marcos Ferreira, informou ao STMC que tomaria providências para criar uma estrutura adequada para o atendimento da população. Até agora, não vimos nada ser feito. O STMC está de olho!
 
Outros CSs
O Sindicato iniciou a fiscalização de outras estruturas públicas para evitar que as unidades cheguem ao mesmo nível de precariedade que o CS Florence. Em breve, divulgaremos o resultado dessas novas visitas.


Veja o laudo:








Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665