SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
03/10/2014

“Outubro Rosa”: conscientização, debate e prevenção do câncer de mama

A informação e a prevenção são as principais armas no combate as doenças. É com esse pensamento, que a iniciativa “Outubro Rosa” levanta a bandeira para o debate em torno do câncer de mama. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas também apoia essa ideia e entra nessa luta contra esse mal que atinge milhares de mulheres. 

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres e a segunda causa de óbito entre todas as doenças em Campinas. Em 2013, 98 mulheres campineiras morreram em decorrência desta doença. O número só é menor do que óbitos por doenças cardiovasculares.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos da doença, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres

Por isso, é fundamental a realização de exames periódicos, o principal deles é a mamografia. É de suma importância também que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura em 95%, segundo dados do Inca.
Essa questão é séria e merece toda nossa atenção. O STMC faz o alerta para o debate acerca da doença, afinal somente com conscientização e informação conseguiremos combater o câncer de mama, que vitima milhares de mulheres todos os anos.

Iniciativa
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Aprenda a fazer o auto-exame das mamas:



Fonte: STMC com informações Governo Federal

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665