SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/05/2008

Primeiro de maio: dia de luta e reflexão

O Sindicato parabeniza neste dia os trabalhadores da PMC, que dão demonstrações diárias de luta e determinação


Mais do que distribuição de prêmios ou shows de musicais, o Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta (01) é considerado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas como uma oportunidade para reflexão e direcionamento das nossas lutas.

É período para olharmos e verificarmos que temos muito a conquistar no cotidiano. Melhores condições de salários e benefícios na Prefeitura Municipal de Campinas; luta contra o governo que insiste em negar LT´s para trabalhadores doentes; denúncia contra os abusos e injustiças do Planos de Cargos e outros problemas detectados no dia a dia.

Todos esses desafios podem e serão superados pelo trabalhadores da PMC. E o primeiro para alcançar tal meta é lembrar que as datas comemorativas são oportunidades para recarregar as baterias e aglutinar uma categoria que sempre mostra seu valor. Parabéns trabalhador da PMC!

A criação da data

O Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esse confronto se intensificou, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações dos trabalhadores como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram dadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.


Fonte: Imprensa STMC

faceBTN
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665