29/04/2010

Carta aberta dos Monitores e Agentes de Educação Infantil do município

PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nós, Monitores Infanto-Juvenil I e Agentes de Educação Infantil, trabalhadores do município de Campinas, defendemos uma escola pública de qualidade para todos, exigimos do Governo Municipal reenquadramento/ transformação imediata dos cargos de monitores/agentes para professores (PEBI), porque atuamos na primeira etapa da educação básica (portanto, educação formal) que é um dever do Estado e do Governo Municipal.

A criança não é um número, é coração pulsante, cheio de vida e como parcela mais vulnerável da população precisa que seus direitos sejam garantidos. Os avanços adquiridos com a Constituição Federal (1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), as crianças de 0 a 6 anos têm direito de serem educadas fora de casa, fora da esfera privada da família, em ambientes coletivos, na esfera pública. Nesse contexto, cuidamos e educamos de milhares de crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil, porém o Governo Municipal (Dr. Hélio) e o Secretário de Educação (José Tadeu Jorge), não nos consideram como profissionais da educação, ignorando nossa capacitação - teórica e prática – acumulada na rede.

Reenquadrar/ Transformar os cargos de monitores/agentes para professores (PEB I) é obrigação da Prefeitura em cumprimento às exigências da LDB e Constituição, como já conquistado em outras cidades como, São Paulo, Andradina, Maringá e outras. Entre as “incumbências” estabelecidas pela LDB está - “elaborar e executar sua proposta pedagógica” - e que todos devem participar da elaboração desta proposta. Pois é exatamente o que praticamos no nosso trabalho, buscando o desenvolvimento integral das crianças – de zero a seis anos de idade.

Nos empenhamos efetivamente em desenvolver a proposta pedagógica nas unidades em que trabalhamos. Muitos monitores/agentes já possuem ou estão buscando a formação superior, de modo a atender aos objetivos e desafios da educação infantil, porém o governo do Dr. Hélio não nos reconhece como profissionais da educação. Para nossa surpresa e espanto, em pronunciamento oficial do governo sobre esta nossa justa reivindicação, colocaram-nos, simplesmente, como executores de atividades de apoio educacional, causando-nos sincera apreensão e indignação, porque somos centenas de monitores/agentes que praticam no dia a dia a arte de CUIDAR/EDUCAR, reconhecidas pelas comunidades.

Nas creches da Prefeitura Municipal de Campinas, proporcionamos um atendimento de qualidade, respeitando as necessidades específicas das crianças, que não são apenas físicas, de proteção e alimentação, mas também afetivas, intelectuais e sociais. Vimos trazer estes esclarecimentos a você: pai, mãe e responsável pelas crianças matriculadas em nossas creches municipais que reivindicamos reconhecimento urgente e que a rede municipal de educação infantil cumpra os princípios básicos da valorização do profissional da educação escolar e da garantia do padrão de qualidade.

ATENÇÃO MONITORES REPRESENTANTES SINDICAIS: neste momento, é muito importante sua liderança na creche que você atua, no sentido de obter assinatura de todos colegas, no abaixo-assinado disponível no site (www.stmc.org.br). Reproduza-o, colha assinaturas e o encaminhe para o Sindicato, aos cuidados de: Maristela, Mariza e Cida