SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
20/05/2011

Saiu na imprensa: Operação prende 13 acusados de fraudar licitações em Campinas

Policiais e a promotoria organizaram um cerco à prefeitura de Campinas; prefeito Dr. Hélio ainda não é investigado, mas sua esposa, Rosely Nassim, é alvo da ação

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e a polícia informaram, no fim da manhã desta sexta-feira, 20, que já foram presos 13 envolvidos no suposto esquema de fraudes em licitações da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), companhia de Campinas, no interior paulista. A informação é da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A operação começou por volta das 6 horas e cumpre 20 mandados de prisão.
Entre os acusados, permanecem foragidos o vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, do PT (veja nota abaixo), e dois auxiliares considerados muito próximos ao prefeito, Dr. Hélio (PDT): o secretário de Segurança, Carlos Henrique Pinto, e o secretário de Comunicação, Francisco de Lagos. Ambos fazem parte da chamada "República de Corumbá", cidade de Mato Grosso do Sul de onde, há alguns anos, vieram para Campinas Dr. Hélio e seus principais auxiliares.
Policiais e a promotoria organizaram um cerco à prefeitura de Campinas e fizeram uma devassa no quarto andar do prédio, onde fica o gabinete do prefeito. Dr. Hélio não é, por enquanto, alvo da investigação porque possui foro privilegiado perante o Tribunal de Justiça.
Já a primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim, é alvo da investigação, mas na semana passada obteve habeas-corpus do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP), medida que a livra do risco de ser presa. Assim, ela não será presa hoje, mas continua sendo investigada. Rosely nega participação no esquema. A promotoria suspeita que Rosely seria a mentora das fraudes. Depoimentos tomados ao longo da apuração indicam que ela receberia valores de até 7% dos contratos fraudulentos. Rosely é chefe de gabinete do marido.
A investigação teve início em novembro e está sendo conduzida pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). Segundo a promotoria, ex-dirigentes e também integrantes do atual quadro de direção da Sanasa estão envolvidos em licitações fraudulentas para obras de saneamento de grande porte no município.

Vice-prefeito
A assessoria de imprensa da Ceasa, que é presidida pelo vice-prefeito Demétrio Vilagra, emitiu a seguinte nota ainda nesta sexta-feira, 20:
"O vice-prefeito e presidente da Ceasa, Demétrio Vilagra, está viajando em férias desde a semana passada, conforme é de conhecimento público (fato noticiado pelo jornal Correio Popular na coluna Xeque-Mate e pelo jornal Todo Dia). A volta de Demétrio está prevista para o dia 30. Os advogados de Demétrio irão localizá-lo para informar ainda hoje do que está ocorrendo em Campinas."


Fonte: site Estadão.com.br

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665