SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
24/08/2011

Saiu na Imprensa: Demétrio se distancia da gestão de Hélio

Em discurso de posse, petista anuncia fim do Tolerância Zero e rejeita nepotismo e contratações políticas

O novo prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), tomou posse ontem e já anunciou algumas medidas com o objetivo de diferenciar seu governo do de seu antecessor, Hélio de Oliveira Santos (PDT), que foi afastado do cargo sábado em consequência de um processo de impeachment. “Apesar de garantir a continuidade do plano de metas escolhido pela população nas eleições de 2008, o governo do Hélio é um e o meu é outro”, disse Demétrio Vilagra.
Entre as medidas anunciadas ontem por Demétrio está o fim da Operação Tolerância Zero, carro-chefe da administração de Hélio, que envolvia a retirada compulsória de mendigos e usuários de drogas das ruas e o fechamento de estabelecimentos comerciais irregulares. Demétrio também disse que em seu governo não irá ocorrer a prática de nepotismo.
Entre os principais assessores de Hélio estava a primeira-dama Rosely Nassim Jorge Santos, que ocupava o cargo de secretária chefe de Gabinete e foi apontada pelo Ministério Público Estadual como comandante de um suposto esquema criminoso de fraudes na administração, que resultou na cassação do pedetista.
“Acho que a questão dos moradores de rua não pode ser vista exclusivamente sob a ótica da segurança pública, e sim como um problema social”, destacou Demétrio sobre o Tolerância Zero.
Em outra crítica indireta ao mandato de seu antecessor, ao ser questionado se, a exemplo de Hélio, utilizaria critérios políticos para nomear seus principais assessores, Demétrio retrucou e disse que sua equipe será escolhida por motivos de qualificação técnica.

OSs
Sobre a implantação de medidas polêmicas, como a concessão de serviços públicos municipais para a gestão de OSs (Organizações Sociais), Demétrio ressaltou que essas questões serão discutidas com a sociedade e com os conselhos municipais antes de sua implementação.
O novo prefeito garantiu ainda que dará transparência à sua administração, inclusive no que diz respeito aos possíveis focos de corrupção no governo apontados por investigações feitas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). “Meu gabinete estará sempre aberto para a imprensa”, garantiu.

AFASTAMENTO
Minutos depois da cerimônia de posse de Demétrio na Câmara, foram protocolados dois pedidos de afastamento e de criação de comissões processantes para analisar o impeachment do novo prefeito - os documentos são de autoria do vereador Valdir Terrazan (PSDB) e do presidente do diretório municipal do PSOL, Paulo Bufalo. Ambos os pedidos serão votados na sessão de hoje.
Alguns partidos já declararam a tendência para a votação. É o caso do PSDB e do PSB, que garantem seis votos para o afastamento e para a instauração da CP.
Os vereadores do PDT (maior bancada da Câmara, com oito vereadores) se reúnem entre as 10h e 12h para definir o voto com relação ao afastamento. A CP, segundo representantes do partido, deve ser aprovada pelos integrantes.
De acordo com dois vereadores que formavam a base aliada de Hélio, a tendência é de que também se vote a favor do afastamento de Demétrio.

CERIMÔNIA
A cerimônia de posse de Demétrio na Câmara começou às 10h45 e contou com a participação de seis deputados estaduais e dois prefeitos de seu partido, o PT (leia texto abaixo).
De acordo com o presidente estadual da sigla, Edinho Silva, as negociações em curso nesse momento com outros partidos para buscar condições de governabilidade não devem ser confundidas com acordos para as eleições municipais de 2012. “Misturar as conversas sobre a governabilidade em Campinas com eleições agora seria um desastre”, avaliou.

PRIORIDADES
Demétrio destacou ainda que, se for mantido no cargo, irá atuar para minimizar os deficits de unidades habitacionais e de vagas em creches, que segundo ele são as maiores deficiências da cidade hoje. Durante sua primeira entrevista coletiva, concedida no início da tarde de ontem, o petista afirmou que não pretende fatiar seu governo entre os partidos aliados e que, a princípio, não deverá efetuar mudanças radicais em seu secretariado, até que tome pé da situação do município.

Fonte: Jornal Todo Dia
Link notícia: http://bit.ly/onBQJv


Fonte: Jornal Todo Dia

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665