SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
08/08/2008

Aposentados protestam na Prefeitura

Manifestação, em clima tenso, pediu incorporação do vale-refeição aos vencimentos

O clima ficou tenso durante um protesto dos servidores aposentados ontem de manhã em frente à Prefeitura. Os manifestantes, orientados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas, queriam invadir o Paço para falar com o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), mas foram impedidos por guardas municipais. Num determinado momento, sindicalistas e aposentados se desentenderam com os guardas e por pouco a história não foi parar na delegacia de polícia. Um dos GMs deu voz de prisão ao advogado do sindicato Osmir Bertazzoni por desacato. O advogado, por sua vez, respondeu dando voz de prisão ao guarda por abuso de autoridade. "Ele não pode dar voz de prisão a um advogado no exercício da profissão. Falta preparo para os guardas. Eles não são treinados para lidar com essa situação", disse Bertazzoni. A situação foi normalizada em seguida e ninguém foi preso.

Os cerca de 70 aposentados foram até a Prefeitura pedir a incorporação do vale-alimentação aos vencimentos. Alegando perdas de até 50% no valor dos salários, os inativos querem que o Município encontre um mecanismo legal para incorporar o valor, que chega a até R$ 400,00, ao pagamento dos inativos. Depois de duas horas de protestos, o secretário de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto, e o secretário de Recursos Humanos, Luiz Verano, receberam os sindicalistas. De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, não há meios legais para incorporar esse vale. "O sindicato ficou de apresentar alternativas, mas até agora não nos mandou", disse.

Outra reivindicação é uma reunião com o prefeito. De acordo com o sindicato, há dois meses o Executivo havia se comprometido em receber uma comissão de 20 pessoas para discutir a questão do vale-alimentação. O secretário de Assuntos Jurídicos nega a promessa e diz que a reunião com o prefeito não será feita enquanto uma solução para o impasse não for encontrada. "Não posso levar problemas para o prefeito. Só vamos para o prefeito quando tivermos a solução", disse.

Pinto e Verano se comprometeram, no entanto, a marcar uma reunião para receber uma comissão com representantes dos aposentados e do sindicato. A representante dos aposentados no sindicato, Rose Marie Afonso, disse que a reunião com Hélio é necessária para que os aposentados possam mostrar a realidade. "Queremos ser recebidos para colocar para o prefeito o que está acontecendo com a categoria."


Fonte: AGÊNCIA ANHANGÜERA

faceBTN
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665