SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
17/03/2008

Associação lança Campanha Nacional contra corrupção

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas estiveram em Brasília no dia 16 de Março, domingo, para participar do lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", coordenada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.

Na ocasião, os participantes do evento também tomaram conhecimento das denúncias feitas pelo Sindicato em Campinas sobre a existência de FANTASMAS na Administração Municipal. Confira abaixo a matéria do jornal "O Globo" sobre o lançamento da campanha:

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) lançou ontem a Campanha "O que você tem a ver com a corrupção", com o objetivo de envolver os brasileiros no combate a este mal. Será distribuída uma cartilha em escolas e locais com alta circulação de pessoas explicando que a corrupção existe em vários níveis e, por isso, todos podem colaborar para o fim dela. O movimento conta com a adesão de juizes, empresas e celebridades. Marcaram presença no evento, ontem, os atores Murilo Rosa, José Wilker e Milton Gonçalves.

O procurador geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, alertou para a importância de se denunciar ilegalidades à polícia e ao Ministério Público - os dois principais órgãos de investigação do país. Para ele, pequenos gestos podem fazer a diferença da mentalidade de quem tem necessidade de obter vantagens ilícitas.

  • A corrupção tem que ser vista não como uma coisa alheia. O grande ato de corrupção começa com pequenos atos, como furar a fila e lucrar no troco. Esses pequenos atos criam uma mentalidade corrupta. É preciso acabar com eles - disse Bandarra.
  • Não podemos mais fechar os olhos para a corrupção desenfreada - afirmou o presidente da Conamp, José Carlos Cosenzo.

Murilo Rosa explicou que, quando foi convidado para integrar o movimento, a primeira reação foi negar. Depois, disse, pensou melhor e resolveu aderir. Concluiu que falta engajamento na sociedade:

  • A única forma do país crescer é combatendo a corrupção. Com todo mundo roubando, não dá, não tem como. Todos os cidadãos deveriam cobrar mais. Falta indignação ao povo brasileiro. As pessoas agüentam caladas - disse Rosa.
  • Cada um de nós é responsável por coibir o que acha que está errado. Não posso me calar diante de um ato que não considero desonesto, senão também estarei sendo desonesto - completou Wilker.

Como parceira da campanha, a TV Globo exibe desde janeiro uma inserção convocando a população para protestar contra atos de corrupção. Em julho, um novo filme deverá ir ao ar com a participação do ator Lázaro Ramos. Também estão previstas passeatas, shows, peças de teatro e um concurso para alunos de escolas públicas e particulares. O Ministério da Educação deverá apoiar a iniciativa. 


Fonte: Jornal O Globo

faceBTN
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665