SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
25/08/2011

Saiu na Imprensa: Câmara afasta novo prefeito

Foram 29 votos a 4. Presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), assume a prefeitura por 90 dias. Demétrio vai recorrer da decisão hoje

A Câmara de Campinas afastou temporariamente ontem, por 29 votos a 4, o prefeito Demétrio Vilagra (PT), empossado na última terça-feira, após a cassação do mandato de Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Também ontem, foi aberta uma CP (Comissão Processante) para investigar quebra de decoro por parte de Demétrio por ter, segundo o MP (Ministério Público), participado do esquema de corrupção na Sanasa.

O presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), assumirá o cargo de prefeito pelo tempo que durarem os trabalhos da CP, um período máximo de 90 dias. A posse deve ser amanhã, após publicação no “D.O.”

Em relação a Demétrio, a Câmara teve posição oposta à que tomou quando analisou o pedido de afastamento de Hélio. Por duas vezes, os vereadores mantiveram o prefeito no cargo durante as investigações da CP. 

Segundo eles, os casos são diferentes. Enquanto havia divergências sobre a constitucionalidade do afastamento de Hélio, que não era citado em nenhum processo, no caso de Demétrio eles estão respaldados pelo fato de Demétrio ter sido preso e denunciado à Justiça pela Promotoria.

O PT discorda e promete ir acionar hoje o Judiciário para   reaver o cargo de Demétrio. Eles alegarão que o crime de formação de quadrilha, pelo qual o prefeito afastado responde, se provado, terá sido praticado quando ele ainda exercia um cargo de expectativa, o de vice-prefeito.


Thiago Ferrari preside a Câmara por 90 dias

O vereador Thiago Ferrari (PMDB) vai presidir a Câmara de Vereadores nos próximos 90 dias – caso Demétrio Vilagra (PT) ou Hélio de Oliveira Santos (PDT) não retomem o posto por decisão da Justiça.

O peemedebista está no primeiro mandato como vereador e foi eleito para ocupar uma das 33 vagas no Legislativo campineiro com o apoio do ex-prefeito Hélio. Antes de ser vereador, Ferrari foi nomeado pelo ex-prefeito como subprefeito do distrito de Barão Geraldo. 

Thiago, porém, votou a favor da cassação de Hélio e do afastamento de Demétrio. Josias Lech (PT) assume o cargo de vice-presidente da Câmara.



Sanasa prorroga contrato de empresa investigada pelo MP

A Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) publicou no “Diário Oficial” de ontem aditamento de contrato com a construtora Saenge Engenharia autorizado pelo prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT).
A construtora Saenge foi denunciada pelo MP (Ministério Público), acusada de ter fraudado contratos com a companhia de abastecimento e saneamento.  A prorrogação será por três meses e custará R$ 406,9 mil. O valor total do contrato é de R$ 4,1 mi. Apesar das acusações do MP à construtora, a administração municipal alegou que a saída é a mais econômica. As fraudes envolvendo a Sanasa vieram à tona em setembro de 2010, após investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Fonte: Jornal Metro
Jornal em pdf: http://bit.ly/osF2rY


Fonte: Jornal Metro

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665