SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
04/08/2009

Campinas tem 6ª morte por nova gripe e prorroga férias pela 3ª vez

Mulher de 63 anos é a 13ª vítima fatal na região; aulas voltam somente dia 17

Uma mulher de 63 anos é a sexta vítima fatal em consequência da nova gripe em Campinas, a 13ª na região. Ela estava internada em um hospital particular. A morte, ocorrida no dia 29 de julho, foi confirmada na manhã desta terça-feira (4), pela Secretaria Municipal de Saúde, que também anunciou mais dois casos da doença. Já são 102 registros de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1) na cidade. (Veja no fim da matéria o mapa da nova gripe na região).

Devido ao avanço da nova gripe, a Secretaria de Educação prorrogou o recesso pela terceira vez, seguindo recomendação da Saúde. Agora, o retorno às aulas na rede pública municipal, incluindo escolas, creches e berçários, está previsto para o dia 17 de agosto, conforme fez o Estado com todas as escolas e universidades estaduais.

Inicialmente, os alunos voltariam das férias no dia 3 de agosto. Depois, a data passou para 10 de agosto e agora foi adiada por mais uma semana. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (4), durante reunião entre representantes da Saúde e da Educação.

Universidades

Unicamp, USP e Unesp também seguem a determinação da Secretaria Estadual e retornam às aulas apenas no dia 17 de agosto. A Unicamp também cancelou a sétima edição do programa "Portas Abertas", que seria realizado em setembro e deveria receber 50 mil alunos de todo o país.

Em relação às universidades particulares, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) prolongou as férias por uma semana, com retorno para o dia 10, enquanto que as aulas na Facamp e na Unimep, em Piracicaba, só voltarão no dia 17 de agosto.

Serviço

Com o aumento no número de casos da doença, a Prefeitura de Campinas lançou, na semana passada, um serviço de orientação da nova gripe. O Disque Saúde foi criado para esclarecer dúvidas sobre a doença por telefone, através dos números 160 ou 3754-3001. Durante dez dias, 11 atendentes ficarão à disposição da população. Para divulgar o serviço, cartões foram distribuídos pelos postos de saúde da cidade.

"O Disque Saúde é uma materialização de um cadastramento que fizemos com todos os usuários do SUS. É uma maneira de orientar sobre a doença, dando os procedimentos de como agir e prevenir a contaminação", afirmou o secretário de Saúde de Campinas, Francisco Kerr Saraiva. O lançamento do serviço, no entanto, não significa o fim do atendimento nos postos de saúde e hospitais, garante Saraiva.

A gripe na região

Em toda a região de Campinas, são 171 casos confirmados da nova gripe. Ao todo, 15 cidades já registraram ocorrência da doença. Além das seis mortes em Campinas, Valinhos (2), Cosmópolis, Indaiatuba, Amparo, Mogi Guaçu e Sumaré registraram vítimas fatais. São, também, 11 mortes suspeitas; seis em Campinas, duas em Mogi Mirim, duas em Valinhos e uma em Sumaré.

Na região Central, São Carlos tem confirmado um caso de morte. Em Ribeirão Preto, há um caso suspeito de morte.

Mapa da nova gripe na região de Campinas:

Mortes confirmadas: 13

Campinas: 6
Valinhos: 2
Mogi Guaçu: 1
Amparo: 1
Cosmópolis: 1
Indaiatuba: 1
Sumaré: 1

Mortes suspeitas: 11

Campinas: 6
Mogi Mirim: 2
Vinhedo: 2
Sumaré: 1

Casos confirmados: 171

Campinas: 102
Valinhos 13
Vinhedo: 11
Paulínia: 9
Indaiatuba: 8
Americana: 4
Mogi Guaçu: 4
Limeira: 4
Sumaré: 4
Piracicaba: 4
Hortolândia: 4
Cosmópolis: 1
Amparo: 1
Monte Mor: 1
Santa Bárbara d´Oeste: 1

 


Fonte: EPTV

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665