O ano de 2020 ficará marcado na história recente do nosso país como um tempo em que os servidores mostraram, mais uma vez, o quanto o funcionalismo público é fundamental para a vida e o bem-estar da população.
Os trabalhadores do serviço público, principalmente os servidores que estiveram na linha de frente do atendimento da população durante a pandemia, são heróis e demonstraram todo o comprometimento que todos temos com a sociedade.
Vivemos muitos desafios e ataques de toda ordem. Vimos companheiros perderem a luta para a Covid-19. Sofremos com o congelamento de salários, retirada de direitos e um projeto nefasto de Reforma Administrativa do governo de Jair Bolsonaro.
Nossa luta foi dura, mas nunca fugimos das nossas batalhas. Enfrentamos tudo de cabeça erguida e com disposição para defender os nossos direitos. Mais do que nunca, precisaremos em 2021 de união e força para evitar que a absurda Reforma Administrativa seja aprovada no Congresso Nacional e sancionada por um dos piores governos da história do nosso país.
A Reforma Administrativa vendida pelo governo para a sociedade como o caminho para um Estado mais forte e sem privilégios, segundo a atual administração federal, é, na verdade, o desmonte do serviço público penalizando ainda mais a população carente do Brasil, que mais depende do nosso trabalho.
Bolsonaro quer destruir toda a estrutura de amparo aos mais pobres ao enfraquecer os trabalhadores que são a base do funcionalismo público. Salários mais baixos, retirada de direitos, fim da estabilidade e outras medidas incluídas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32/20 só mostram o desprezo e desrespeito desse governo medíocre pelos trabalhadores.
Não permitiremos que o funcionalismo seja destruído por um presidente que não governa e usa a Presidência da República para atender aos próprios interesses e de sua família. Nossa maior batalha em 2021 será enterrar a Reforma Administrativa e garantir que todos os direitos dos trabalhadores sejam mantidos.
Será o Ano do Funcionalismo Público, depois de mostrarmos em 2020 como somos essenciais para a população aos estarmos ao lado do povo durante a pior pandemia dos tempos atuais. Mas, para conseguirmos vencer a nossa guerra, precisaremos de união entre os trabalhadores e os sindicatos.
O STMC é a CASA de todos vocês. E estaremos, como sempre estivemos, à frente dessa luta para garantir o direito de cada servidor público municipal de Campinas. Nosso sindicato vai usar todas as armas para que os trabalhadores sejam respeitados e valorizados.
Será um ano de grandes batalhas. Teremos ainda a eleição no STMC e contamos com a confiança de vocês para continuar nosso trabalho de luta e comprometimento na defesa dos direitos dos trabalhadores. Também manteremos os investimentos no Sindicato para oferecer mais serviços e benefícios para servidores na ativa, aposentados/as e pensionistas.
Temos certeza que venceremos todos os desafios juntos. 2021 será um novo tempo para todos nós.
Feliz 2021 companheiros e companheiras!
Jadirson Tadeu Cohen Paranatinga é Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Publico Municipal de Campinas (STMC)