De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo tem TEA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que uma em cada 100 crianças no mundo tem TEA. O Brasil tem a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, também chamada de Lei Berenice Piana. A legislação garante o diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Lei Berenice Piana trata ainda de direitos como educação, oportunidades no mercado de trabalho e inclusão social dos autistas. Outra legislação importante é a Lei Romeo Mion que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que é emitida gratuitamente por estados e municípios. Ela facilita no atendimento prioritário das pessoas com TEA, já que não é possível identificar o autismo visualmente.
O STMC defende políticas públicas que atendam às necessidades dos autistas e de suas famílias. O tratamento adequado, a socialização, a inclusão, o respeito e o debate sobre o autismo são fundamentais para que sejam garantidos os direitos das pessoas com TEA, a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.
Vamos todos abraçar essa causa com amor!