SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
19/11/2019

Dia da Consciência Negra traz reflexão sobre negros/as no serviço público

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro, no Brasil é o momento de refletirmos sobre os espaços ocupados por negros/as e pardos/as no serviço público e quais medidas podemos tomar para ampliar esse acesso.


O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro, no Brasil é o momento de refletirmos sobre os espaços ocupados por negros/as e pardos/as no serviço público e quais medidas podemos tomar para ampliar esse acesso. Hoje, Campinas tem apenas 22,7% dos seus servidores negros ou pardos. O STMC apoia toda e qualquer política afirmativa para que essa parcela da população tenha sempre as mesmas oportunidades na cidade. A população afrodescendente representa mais mais de 50% dos habitantes brasileiros.
 
O Sindicato também está ao lado do povo na luta pelo fim do racismo em todas as camadas de poder e pela valorização da cultura negra nas escolas da cidade e em outros espaços de aprendizado.
 
A data é lembrada como símbolo da resistência negra em Homenagem ao Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, morto em 20 de novembro de 1695. Essa foi forma encontrada, com atraso, de valorizar um povo que contribuiu muito para o desenvolvimento do País. 
 
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), historicamente, o desemprego afeta mais os negros/as, inclusive em regiões onde suas presenças são elevadas como Salvador, Fortaleza e Distrito Federal. Cabe a sociedade brasileira, representada por entidades sociais, levar a bandeira de luta contra o racismo e reivindicar a inserção dos negros/as no mercado de trabalho de forma igualitária. 
 
O STMC abraça essa causa e defende a igualdade e das oportunidades a todos/as!

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665