SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
23/11/2017

Manhã de Carteado aumenta a capacidade do raciocínio, da memória e da percepção

Na fase do envelhecimento é normal o decréscimo das funções cognitivas


Por Catarina Bicudo *
 
“Manhã de Carteado” foi o evento de hoje na sede social do STMC. O carteado é uma das atividades preferidas dos associados/as aposentados/as e pensionistas. A diretoria do STMC organiza essa atividade regularmente porque ela tem uma importância relevante na vida da pessoa idosa, como a preservação da cognição.
 
É através da cognição (das conexões ligadas as representações referentes a um saber sobre um dado ou um objeto, por exemplo) que os seres humanos absorvem diversos conhecimentos, aumentando o seu desenvolvimento intelectual.
 
Na fase do envelhecimento é normal o decréscimo das funções cognitivas, principalmente após os 70 anos. No entanto, é cada vez mais comum que essas perdas aconteçam antes em pessoas que realizam diversas tarefas em excesso. O declínio da cognição também é acentuado por causa da depressão, estresse, problemas de ordem emocional, nutricional, etc.
 
O treinamento da memória e do raciocínio lógico pode beneficiar as pessoas idosas a manter as suas relações cognitivas e é exatamente por isso que o carteado é importante. Ele permite criar estratégias lógicas, motiva a concentração e, portanto, o raciocínio lógico, além de aguçar a percepção do que ocorre ao seu redor.
 
Portanto, as atividades que trabalham as habilidades cognitivas (linguagem, percepção, pensamento, memória, atenção, raciocínio, entre outros), pode recuperar as competências perdidas ou até superar seus limites.
 
Dica de leitura
 
Para quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, segue uma dica de leitura. O artigo “Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano” (Silva, Lima Bento, Et al), pode ser acessado na Revista Scielo, através do link: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v14n1/a08v14n1.pdf
 
* Catarina Bicudo é jornalista, formada pela PUC; mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Divulgação Científica em Saúde: Neurociências, formada pela Unicamp e coautora do livro: “Tecla Sapiens: Neurociências para Todos”, Li Li Min, et Alii (Orgs), 2013, Unicamp.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665