SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
14/11/2017

Ateliê do Advento: Maria, José e menino Jesus foram feitos em feltro e cerzidos delicadamente a mão

A costura do boneco de feltro foi feito à mão, cerzido, de forma delicada


Mais um Ateliê foi oferecido para os associados/as do STMC, na manhã de hoje (14/11). Como o natal está chegando, a professora Pâmela Raizia instruiu os participantes sobre como fazer um boneco de feltro representativo de Maria, José e do menino Jesus. A costura do boneco de feltro foi feito à mão, cerzido, de forma delicada, relembrado um costume antigo.

A aposentada Aparecida Cassiolato disse que os jovens de antigamente costuravam a mão. “Lembro que quando era jovem usava um ovo de plástico para cerzir meias e calças. Era muito comum cerzir à mão, bordar e fazer crochê. Hoje eu ainda conserto as roupas da família fazendo cerzidos”, disse.

Antigamente, as mulheres costuravam em casa, as roupas para toda a família. Era comum comprar vários metros de tecido e costurá-los seguindo os mesmos modelos.  As melhores roupas eram usadas no domingo para sair, como ir à igreja.

A aposentada Dulce Aparecida Mansano, lembra dessa época. Ela disse que aprendeu a costurar com 14 anos:  

“Aprendi a costurar com a minha mãe. Costurava as roupas dos meus irmãos pequenos. Erámos em 11 irmãos e, por isso, minha mãe tinha muito trabalho e eu ajudava. Sempre fui muito caprichosa”.


faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665