SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
19/10/2017

Ateliê instrui aposentados/as a produzirem pão caseiro

O pão vem do grão, o grão vem da luz. (Martin Tittmann)


No Ateliê Culinário do STMC, a professora Pâmela Raizia ensinou para as aposentadas/os como fazer pão integral.

Para a professora do Ateliê, Pâmela Raizia, fazer o pão é transformador porque permite ver os efeitos produzidos pelas próprias mãos em contato com a massa.

“Cada um percebe que o calor das próprias mãos é essencial para transformação daquela massa. Uns acabam ficando com a massa mais úmida porque têm as mãos mais quentes, ai precisa pôr mais farinha, outros com a massa mais sequinha”, disse.

Outro sentido importante da atividade foi o resgate do compartilhar.

“Os aposentados e as aposentadas levaram o pão para a casa para compartilhar com as pessoas queridas da família”, disse Pamela.

As aposentadas/os ficaram entusiasmadas com a receita. Certa vez Madalena Caetano de Carvalho fez pão em sua casa e não deu certo, então, participou do Ateliê para aprender. “Fiz uma vez só e desisti. Dessa vez vai dar certo porque tem a professora para ensinar”, disse.

Já Sônia Fernandes Barbosa disse que precisa apreender fazer pão integral. “Estou com alguns problemas de saúde, tenho intolerância a lactose e diabetes. Então, quero aprender a fazer esse pão porque na receita vai água. Outra vantagem é a economia. Vou fazer dois pães, um eu vou congelar”, disse.

Virginia de Lourdes Montagner Baracat sempre fez pães, mas  integral é novidade. “Faço pão de olho fechado. Acho que fica bom porque todo mundo come e não sobra nada. Agora vou aprender o integral porque faz bem para a saúde”, comentou.


História do Pão:

Todos vão por a mão na massa para confeccionar o  alimento mais popular do mundo e também um dos mais antigos. O pão está presente em diversas histórias da humanidade. Desde passagens bíblicas até nas revoluções industriais.

Vocês sabiam que o pão surgiu há 6.000 a.C. anos?

O pão teve origem juntamente com o desenvolvimento da agricultura, na região da Mesopotâmia, onde hoje está localizado o Iraque. Mas naquela época, o pão era bem diferente. Era uma mistura seca, dura e amarga.
O pão que conhecemos hoje foi possível por causa do processo de fermentação, uma técnica há 4000 a.C. pelos e egípcios.

Na Revolução Industrial, o pão passou a ser  principal alimento da classe operária porque era mais barato e mais simples de comer no trabalho.

E com o crescimento das cidades industriais, surgiram as condições para uma produção em larga escala, tornando o pão no alimento mais presente na maioria das casas ao redor do mundo.

 

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665