SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
11/10/2017

Outubro Rosa: STMC realiza a palestra “Mulheres que Vencem”, com Lidia Benages

Venha ouvir dessa guerreira como foi a sua trajetória


O STMC homenageia, neste Outubro Rosa, as mulheres que lutam contra o câncer de mama. Por isso, no dia 25 de outubro, às 9h, o STMC realizará a palestra “Mulheres que Vencem”, com Lidia Benages. Venha ouvir dessa guerreira como foi a sua trajetória. O evento é gratuito e restrito para os associados/as do STMC. Também haverá um café da manhã especial.

A atendente de enfermagem e coordenadora de gestão, Lidia Benages, teve câncer com 48 anos, em 2008, e precisou retirar a mama. Durante o tratamento percebeu que para vencer precisava fortalecer o seu interior, a sua mente e a sua alma.

“Pensava o tempo todo que ia vencer”, disse.

E venceu. Depois de um ano de tratamento, oito cirurgias e rejeição das próteses de mamas, recebeu a notícia de cura. Hoje faz acompanhamento constante.

“Fiquei dois anos sem mama porque tive rejeição. Para algumas mulheres isso é uma mutilação. Mas o tive apoio da família, dos amigos, de muitas pessoas, por isso, superei”, disse.

Lidia é afirmativa em dizer que o câncer de mama tem cura e que nenhuma mulher que recebe o diagnóstico precisa ficar desesperada, mas precisa ter a certeza que vai vencer.

“A mulher que recebe o diagnóstico precisa tratar do seu interior também, porque a negatividade vai ter trazer problemas, como a depressão, que também debilita o corpo”, explica.  

Agora, na palestra “Mulheres que Vencem”, Lidia vai incentivar outras mulheres a vencerem.  Ela também vai exibir vídeos e ensinar com se faz o auto-exame.

 
Dados sobre o câncer de mama no Brasil
 
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Essa é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam o tumor. Dos vários tipos de câncer de mama existentes, há tipos com desenvolvimentos rápidos e enquanto outros são mais lentos.

Ainda segundo o INCA, esse tipo de câncer corresponde por cerca de 25% dos casos novos que surgem a cada ano no mundo. No Brasil, esse percentual é maior, chegando a 28,1%.

Os fatores que aumentam o risco são os fatores genéticos, reposição hormonal, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

Mais fatores de risco e informações podem ser vistos no site do INCA: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/que-aumenta-risco.asp

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665