SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
PALAVRA DA DIRETORIA
06/06/2022

Campanha Salarial: Valorização do funcionalismo é bandeira de toda a categoria

No livro “A Arte da Guerra”, escrito em cerca de 500 a.C. por Sun Tzu, que foi um sábio pensador chinês, ele diz: “E lembre-se: você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decidido para a vitória”. Os ensinamentos dele mostram que é preciso estratégia, planejamento, saber o momento de atacar e defender para conquistar a vitória.

A valorização e a defesa dos direitos da classe trabalhadora é uma “guerra” cujas batalhas acontecem todos os dias. Para vencer, não adianta apenas gritos, falas verborrágicas e bravatas. É necessário estabelecer um plano de luta para chegar ao resultado que tanto os trabalhadores querem que é salários dignos, progressão profissional, benefícios, condições dignas de trabalho, fim do assédio moral e outras conquistas.

A Campanha Salarial 2022 “Quem cuida da população tem que ter valorização” é o plano de luta dos servidores públicos municipais de Campinas. Ele foi construído com a participação direta dos trabalhadores, trabalhadores, aposentados, aposentadas e pensionistas nas plenárias e na assembleia de Representantes de Base. Além disso, todas as semanas o Sindicato está na base por meio do nosso projeto STMC na Base e ouve as demandas dos servidores e servidoras.

A luta em uma campanha salarial não é vencida em uma única batalha. Como Sun Tzu escreve em sua obra, que até hoje é referência em estratégia, o importante é entender que cada batalha é o caminho para avançar e vencer a guerra. Quase nunca a melhor tática é ir para o tudo ou nada logo de cara. Isso pode trazer ganhos rápidos. Mas que, ao longo do tempo,  vai expor as fraquezas que permitirão ao adversário derrubá-lo.

Não é hora de dividir a categoria expondo ao governo as nossas “fraquezas”. Agora a luta tem que ser de todo o funcionalismo junto para potencializar a nossa força. A nossa luta tem que ser por todos, principalmente quem está na base da pirâmide da Administração pública sofrendo mais com os impactos de uma inflação elevada, alugueis caros e com custo de vida que não cabe mais no bolso.

A valorização do funcionalismo é uma bandeira que deve ser defendida por todos os trabalhadores, independentemente da carreira ou do cargo ocupado. A guerra não é, e nunca deveria ser, dos trabalhadores contra os trabalhadores, ou contra quem os representa e está do lado dos servidores.
Vamos batalha a batalha avançando. O funcionalismo tem várias armas em mãos para sair vitorioso da Campanha Salarial 2022. Caberá a todos nós saber usá-las no momento certo e ganhar as batalhas que teremos com a Prefeitura Municipal de Campinas. O Sindicato é o caminho pelo qual a categoria vai lutar e vencer.

Como em uma guerra, sempre há perdas e ganhos. A nossa luta é para que tenhamos mais ganhos e possamos, de fato, sair dessa “guerra” com a nossa maior vitória que é a valorização dos servidores públicos municipais de Campinas.

 “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”
A Arte da Guerra, Sun Tzu
 

SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665