SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
PALAVRA DA DIRETORIA
07/02/2022

STMC NA BASE: Sindicato atuante e junto dos trabalhadores

Vivemos tempos difíceis para a classe trabalhadora em todo o mundo. Tempos nos quais trabalhadores são substituídos em escala inimaginável por máquinas. Tempos em que direitos adquiridos estão sendo retirados de forma autoritária. Tempos nos quais a competição desmedida e a meritocracia se transformaram em verdades absolutas que norteiam o mercado de trabalho.

O capitalismo nefasto e predatório - que só visa o enriquecimento de 1% da população mundial formada pelos mais ricos e a miséria dos outros 99% que lutam para sobreviver – massacra os trabalhadores e trabalhadoras e usa de todas as armas e artimanhas para destruir o movimento sindical, que atua em defesa de quem só tem a mão de obra e o trabalho honesto como arma nessa batalha.

O Estado, a quem caberia o papel de defender o lado mais fraco que são os trabalhadores, usa de seu poder para tirar direitos, criar leis que favoreçam os patrões, enfraquecer os sindicatos e precarizar o mercado de trabalho para que o capital ganhe lucros astronômicos aprofundando o abismo social entre mais ricos e mais pobres.

Cada vez mais, empresários e governos tentam imputar aos sindicatos o papel de vilão por “atrapalhar” as relações entre empregador e empregado. Mais uma vez, o discurso é de gerar mais postos de trabalho e deixar que os trabalhadores conversem direto com os patrões. Mas essa é uma relação igual e justa?

Sabemos que nunca foi, e nunca será, uma relação na qual o trabalhador e trabalhadora terá condições de lutar sozinho pelos seus direitos. São os sindicatos que representam os trabalhadores para garantir que a classe trabalhadora seja valorizada, receba um salário justo e benefícios, e seja amparada por leis que regulem de forma transparente e correta a relação patrão e empregado.

É fundamental que a relação entre os trabalhadores e seus sindicatos sejam de respeito, confiança e parceria. Aqui no STMC, a diretoria tem um trabalho intenso que leva nossos diretores para perto da base: o STMC na Base. O comando do Sindicato visita os locais de trabalho para apresentar a entidade, ouvir os servidores e servidoras, saber das demandas de cada uma das categorias que formam o funcionalismo público municipal, vistoriar a estrutura de trabalho e mostrar todos os serviços e benefícios que são oferecidos pelo STMC.

O objetivo também é reforçar a relação de confiança do Sindicato com os trabalhadores. O olho no olho, o debate franco e direto e a discussão conjunta de soluções fazem o STMC mais forte e atuante junto da nossa base. Só estando perto, de fato, no dia a dia dos servidores e servidoras é que podemos ser legítimos representantes de uma categoria que é essencial para Campinas e sua população.

Com o STMC na Base, o Sindicato vem mapeando as demandas e buscando soluções para resolver os problemas que afetam os trabalhadores e trabalhadoras. Conhecer a realidade dos servidores, e as particularidades do cotidiano de trabalho de cada função, é fundamental para que esta entidade cobre a Prefeitura de Campinas que valorize os trabalhadores, atenda as reivindicações e cumpra com o papel de empregador.

O nosso projeto STMC na Base mostra o nosso comprometimento com os servidores e servidoras. O Sindicato é de cada servidor. E é pelo trabalhador e trabalhadora que o Sindicato sempre lutará.

SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665