SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
Artigos
18/06/2020

Para que tem servido a dívida pública no Brasil?

Por ONG Auditoria Cidadã da Dívida

A dívida pública deveria ser um importante instrumento de financiamento do Estado, para viabilizar políticas sociais e investimentos, mas não é o que acontece no Brasil.

Segundo o próprio representante do Tribunal de Contas da União (TCU), a dívida pública não tem servido para investimentos em desenvolvimento socioeconômico de interesse da população, que paga a conta.

Mas, se a dívida não serviu para investimento, para que serviu? Dados oficiais provam que a dívida interna federal, que já supera R$6 trilhões, tem sido alimentada por diversos mecanismos financeiros.

O maior beneficiário dessa dívida sem contrapartida ao país tem sido o setor financeiro privado. Enquanto isso, a população arca com o ônus da falta de investimentos públicos, ajustes fiscais (cortes, teto e congelamento de gastos sociais), contrarreformas (como a da Previdência), privatizações etc, que vêm sendo usados como justificativa para pagar os serviços da dívida pública.

Além de todos esses prejuízos, o desenvolvimento socioeconômico fica travado, pois os recursos que deveriam ser destinados para investimentos são consumidos no pagamento dos juros dessa chamada dívida pública.

Por isso defendemos que a auditoria é a ferramenta capaz de provar as ilegitimidades e fraudes envolvidas no Sistema da Dívida.
 

faceBTN
fotos
Ato Público
01/10/2020 Ato Público
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665